Câmara de Vereadores de Xaxim solicita esclarecimentos sobre novas contratações realizadas em paralelo à defasagem salarial do funcionalismo público municipal

Publicado em 23/09/2020 às 15:06 - Atualizado em 23/09/2020 às 15:06

Foi aprovada durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), da Câmara de Vereadores de Xaxim, a indicação do presidente Inácio Bracht (PL), que solicita esclarecimentos referentes à contratação de servidores pela Prefeitura de Xaxim a partir da promulgação da Lei Complementar 173, de 27 de maio de 2020, que “Estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) e altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000”.

Conforme o presidente, “constatamos que vários funcionários foram contratados nesse período. Resta saber se há a reposição de funcionários exonerados ou se são funcionários que ocupam outras funções no serviço público municipal. Neste sentido, solicita-se saber se houve violação ou desobediência ao exposto acima, que é a mesma Lei Complementar que reza sobre a reposição salarial. Assim sendo, quer-se entender porque não se concedeu a reposição salarial devida a todos os servidores públicos, dos quais a defasagem salarial já está acima de 20% e, quanto aos funcionários da educação (professores), passa de 30%”, finalizou.