Presidente Inácio Bracht defende aquisição de drone para reforçar trabalho das agentes de endemias em Xaxim

Publicado em 18/05/2020 às 15:11 - Atualizado em 18/05/2020 às 15:11

O presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, Inácio Bracht (PL), em complemento ao ofício nº 120/2019, que solicita a compra de drone para as agentes de endemias do município de Xaxim, reforçou nesta quinta-feira (14), durante sessão ordinária, a importância da aquisição de drone para tornar ainda mais efetivo o trabalho destas profissionais. Conforme Bracht, o equipamento facilita a localização de pontos de risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente, em situações de difícil acesso, a exemplo de calhas de ginásios, escolas e prédios.

“Sabemos que foram compradas câmeras para assessorar as agentes de endemias, mas os cabos só possuem dois metros de comprimento. Por isso, eles não alcançam os locais mais elevados para a fiscalização. Além disso, faltam equipamentos a serem oferecidos pela Prefeitura para tal operação. Ainda pior, sabemos que a maioria das agentes de endemia não aprenderam a manusear as câmeras filmadoras que, por sua vez, são acopladas em celulares particulares”, destacou o presidente.

Ainda conforme Bracht, “embora haja a alegação de invasão de privacidade com os drones, as regras da ANAC quanto à privacidade do espaço aéreo não dizem respeito ao uso de drone nesses casos, pois ele pode ser utilizado em topografias e levantamento topográfico”, finalizou.