Joseane Sampaio apoia reajuste imediato de insalubridade a profissionais do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê

Publicado em 14/05/2020 às 16:49 - Atualizado em 14/05/2020 às 16:49

Sensibilizada com as necessidades dos profissionais de saúde do Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, a vereadora Joseane Sampaio (MDB) requereu, em sessão ordinária realizada nesta semana pela Câmara de Vereadores de Xaxim, que seja encaminhada uma Moção de Apoio à direção do HRSP em amparo aos colaboradores que estão sem receber o que lhes assegura as novas normas de insalubridade.

Conforme Joseane, a partir do dia 1º de abril deste ano, através da Convenção Coletiva de Trabalho, ficaram estabelecidos avanços significativos para a categoria, porém os mesmos não estão sendo cumpridos quanto ao adicional de insalubridade. Nesta, segundo a vereadora, ficou estabelecido que “as empresas pagarão a seus empregados que trabalham em local insalubre os respectivos adicionais de insalubridade, em conformidade com os graus de riscos”. Porém, ela explicou que o Hospital divulgou uma nota de que passará a pagar os novos valores somente a partir de agosto. “O HRSP decidiu estender o prazo de três meses para aplicação dos novos índices de insalubridade. Portanto, informou que até agosto será mantido o pagamento do adicional de acordo com a antiga convenção”, pontuou Joseane.

Assim, a vereadora, em solidariedade aos profissionais da Saúde que trabalham HRSP, entre eles, xaxinenses, apoia o pedido de pagamento em conformidade com a Convenção e entende “que esses profissionais estão expostos diariamente aos diversos agentes insalubres dentro do seu ambiente de trabalho e, atualmente, com o agravante da pandemia do COVID-19, ainda mais vulneráveis, por isso devem receber o adicional corrigido que lhes é de direito”, finalizou.