Câmara de Vereadores de Xaxim reúne líderes do Corpo de Bombeiros Militar e Cruz Vermelha para debater prevenção do Coronavírus no município

Publicado em 18/03/2020 às 14:24 - Atualizado em 18/03/2020 às 14:24

Aconteceu na tarde desta terça-feira (17) uma reunião na Câmara de Vereadores de Xaxim, convocada pelo presidente Inácio Bracht (PSD), com a presença de vereadores da Casa e representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Xaxim e Cruz Vermelha municipal para tratar da prevenção a fim de evitar a transmissão do Covid-19 no município. Além disso, posteriormente, o capitão Rangel Kehl usou a tribuna durante a sessão ordinária para alertar e orientar a comunidade.

De acordo com o presidente Inácio Bracht, “é fundamental que a população esteja ciente do que a transmissão desenfreada deste vírus pode causar para as nossas famílias e para o nosso país como um todo. Precisamos aproveitar enquanto ainda não há casos confirmados em nosso município para intensificar a prevenção e isso depende de cada um de nós. Por isso, convidamos o Corpo de Bombeiros Militar e a Cruz Vermelha para nos auxiliar nesta orientação à comunidade”, destacou.

Já o capitão Kehl expôs que “o isolamento é muito indicado neste momento. Àqueles que tiverem a oportunidade de ficar em casa devem se manter longe do fluxo de pessoas e sair somente se necessário. Oriento que só busque atendimento hospitalar em extrema necessidade, pois o organismo que apresenta sintomas de gripe ou resfriado já estará debilitado e o hospital é o local mais propenso a contrair a doença, pois lá estarão outros pacientes doentes. Precisamos evitar aglomerações ou a situação do Brasil ficará ainda pior que os demais países onde milhares morreram em decorrências de complicações do Covid-19, tendo em vista que nosso sistema de saúde é muito mais precário”, pontuou.

O coordenador da Cruz Vermelha, Jandir Nardino, ressaltou que “é o momento de todos terem sensibilidade com o próximo. Se as escolas estão liberando os alunos, as empresas precisam liberar também os responsáveis por essas crianças porque não há como serem levadas para os trabalhos dos pais e continuarem sendo expostas como já está acontecendo. Precisamos prevenir e evitar que o sofrimento e a preocupação dentro de poucos dias sejam muito maiores”, finalizou.

Funcionamento do Poder Legislativo

De acordo com Bracht, a orientação da Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina (Acamosc) é de que os atendimentos sejam mantidos normalmente. Assim, como não há costume de aglomeração de pessoas durante as sessões da Câmara de Vereadores de Xaxim, tendo em vista que a massiva maioria acompanha ao vivo pelo Facebook ou pela Rádio Cultura, as sessões e o atendimento à comunidade serão mantidos até segundas ordens.