Vereador Inácio pede investimentos de recursos disponíveis na conta da prefeitura

Publicado em 28/11/2019 às 18:39 - Atualizado em 28/11/2019 às 18:39

Xaxim- Na reunião de terça-feira, 26, o vereador e presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Inácio Luiz Bracht usou o espaço da tribuna para cobrar do Poder Público a aplicação dos recursos que estão contingenciados na conta da Prefeitura.

Segundo ele, o montante de R$ 3.700.000,00 destinado ao Saneamento Básico que está na conta desde 2016 e ainda não foi aplicado, R$ 350 mil para construção de fossas  e mais R$ 500 mil para construção de banheiros às famílias carentes, além de R$ 325 mil, recurso do Deputado João Rodrigues, que está desde 2017 na conta para fazer asfalto em ruas do Bairro Santa Terezinha, incluindo a  Rua Zeferino Dalla’Igna que diversos pedidos já foram feitos pelos vereadores,  mas até hoje não foi concluído. Inácio destacou que enquanto isso, a população sofre com o vazamento de fossas, casas em má estado de conservação e outros problemas que já poderiam ter sido solucionados se o dinheiro fosse aplicado. Ele espera que esses recursos comecem a ser investidos com urgência para essas famílias necessitadas e não sejam deixados para o último ano, em período eleitoral.

Além disso, Inácio comentou que o prefeito falou em tribuna, em uma das reuniões ordinárias que esteve presente, que possuí mais de R$ 2.500.000,00 e não sabe o que fazer com o dinheiro. Contudo, o vereador então cobrou que se dê o aumento salarial aos servidores públicos, haja vista que estão com seus vencimentos totalmente defasados.

Outro ponto levantado pela vereadora Joseane Sampaio, durante sua tribuna foi a situação da Creche Maria Lunedo Batistela, que possuí problemas sérios de inundação em dias de chuva. Contudo, o secretário da Educação, também manifestou que a pasta possuí um acumulo de verba em conta. Inácio questionou se com todo esse montante, se a Secretaria já não poderia ter solucionado o problema daquela creche.

Inácio mencionou que irá fazer no fim do ano um levantamento de todas indicações e requerimentos aprovados em 2019, para saber quais delas foram respondidas e atendidas pelo Executivo. Lamentou que infelizmente, os vereadores não são atendidos em grande parte de seus pedidos e em contrapartida a população acha que os legisladores não atuam, porém, vereador não tem verba para execução de obras e serviços públicos cabe ao Executivo.