Vereadores do PSD e PSB sugerem bônus salarial aos servidores municipais

Publicado em 11/07/2019 às 14:20 - Atualizado em 11/07/2019 às 14:20

Xaxim- Foi apresentado na reunião de terça-feira, 09, do Poder Legislativo o pedido dos vereadores do PSD, Volnei Dervanoski, Antônio Jaime Fortunato da Silva, Licério Soinski e dos vereadores do PSB, Maria de Lourdes Fonini e José Mauro Assis, para que a administração municipal estude a possibilidade imediata de oferecer um bônus salarial no valor de R$ 200,00 mensais, para compensar parte do valor da reposição salarial aos funcionários públicos do nosso município, sendo este valor mantido até que haja a possibilidade do reajuste, conforme está previsto em lei.

O vereador Volnei Dervanoski, defendeu a sugestão afirmando que os vereadores sabem da importância da valorização do funcionalismo público e esse abono é uma alternativa para reduzir as perdas dos servidores público até que o município tenha índice de folha para pagamento da reposição.

Já o vereador Antônio Jaime Fortunato da Silva, Tião destacou que os servidores são merecedores do aumento salarial, porém, como o Executivo não pode conceder aumento por conta do alto índice da folha, entre não ter e ter os R$ 200,00, já é uma grande diferença.

Agenor Junior Maier, destacou que o pedido aprovado pelos 11 parlamentares, tem dois sentidos. O primeiro é a valorização dos profissionais, algo que tem sido buscado pelos vereadores desde o início da gestão e o segundo sentido, conforme o vereador é uma manobra para desvincular do índice da folha e isso acaba sendo mais um pendurico, mas, é um sinal de que não vai ter aumento em folha. Além disso, Maier alertou que diminuindo o número de cargos comissionados e funções gratificadas, poderia ser dado aumento real aos servidores.

Entretanto Joseane comentou que existe alguns critérios a serem avaliados, como por exemplo, a nomeação de diretores comissionados nas unidades escolares, haja vista que cada estabelecimento já havia realizado eleição do diretor. A vereadora salientou que essas questões podem ser revistas para conceder aumento aos demais.

O vereador Gildomar destacou o mesmo ponto, sugerindo que ao mesmo projeto que concede o abono que se estabeleça um prazo para incorporar o valor no salário base, para fins de aposentadoria. Ele pontuou que diante da defasagem, que em muitos casos chega até a mil reais, o valor é pequeno e quem perde com isso é o trabalhador e o comércio da nossa cidade.

Já o vereador Inácio Luiz Bracht, disse que é totalmente favorável, e embora o valor seja baixo, ameniza a situação. Ele espera que esse abono seja concretizado ainda este mês.