Tenente Coronel Parizotto fala da possível construção de novo quartel de bombeiros em Xaxim

Publicado em 10/05/2019 às 18:15 - Atualizado em 10/05/2019 às 18:15

Xaxim- O Tenente-Coronel Walter Parizotto que comanda o 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, esteve na Câmara de Vereadores de Xaxim, na quinta-feira, 09, para falar sobre a estrutura dos Bombeiros no município.

Segundo Parizotto, Xaxim é uma das maiores estruturas do Estado que ainda não tem quartel próprio. O terreno é da prefeitura e a construção foi feita por voluntários, porém a estrutura não é totalmente adequada para todo o trabalho que os bombeiros realizam, a exemplo do atendimento à população bem como do serviço de descontaminação da ambulância, que não há espaço apropriado. Além disso, a localização geográfica também não é favorável para o deslocamento no atendimento de ocorrências.

Um novo espaço para o quartel dos Bombeiros é almejado a longa data. Parizotto esclareceu que existem três alternativas neste momento. Uma delas, seria reestruturar o quartel, contudo, o espaço é limitado. Outra alternativa, seria a mudança para o Complexo de Segurança Pública, no piso onde seria destinado à Polícia Militar, que não tem intenção de ocupá-lo entretanto a parte administrativa caberia perfeitamente, porém não tem espaço para os caminhões.

E, uma terceira alternativa e a mais adequada, segundo Parizotto seria a construção de um novo quartel em parceria com a Prefeitura de Xaxim, com cedência de área de terra mais próxima a BR, facilitando o deslocamento, haja vista que o trecho da BR-282 é um dos, que mais registra acidentes graves.

Parizotto destacou que os Bombeiros de Xaxim possuem um valor financeiro significativo em conta. Ele salientou ainda que os bombeiros, possuem uma particularidade comparando com outros órgãos, onde todo o valor arrecadado com as taxas derivadas dos serviços de prevenção fica nos municípios, não vão para o Estado.

Hoje, o que está impedindo seguir em frente com esse projeto é a indefinição quanto ao terreno, pois não tem como fazer um projeto arquitetônico, planejar sem saber aonde ficará alocado o quartel.

O presidente do Legislativo Xaxinense, Inácio Luiz Bracht, parabenizou o trabalho feito pelos bombeiros e deixou a Câmara de Vereadores a disposição sempre que necessitarem.