Vereadores do PSB pedem à Secretaria de Saúde que informe farmácias quando da realização de Mutirões de Cirurgias

Publicado em 24/10/2018 às 19:33 - Atualizado em 24/10/2018 às 19:33

Xaxim- Os vereadores do PSB, Maria de Lourdes Fonini e Juliano de Lima tiveram indicação aprovada por unanimidade na reunião de terça-feira, 23, do Poder Legislativo Xaxinense, para que seja enviado expediente ao Poder Executivo, e ao secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado primeiramente parabenizando  pelo Mutirão de Cirurgias que vem sendo realizado e segundo, solicitar que as farmácias sejam  informadas antecipadamente sobre qualquer tipo de mutirão de cirurgias a serem realizadas, para que estes estabelecimentos estejam preparados para fornecer os medicamentos pós cirúrgicos.

O pedido dos vereadores se justifica, tendo em vista que das últimas pessoas que realizaram a cirurgia de Pterígio, quando retornaram, as farmácias da cidade não tinham estoque suficiente de medicamentos para atender a demanda de pacientes que realizaram o procedimento. O Pterígio é uma doença que afeta a visão principalmente de quem tem maior incidência a luz solar. Ele começa a partir de pequenos vasos sanguíneos próximo a córnea ficando mais grosso com o tempo, o tecido avança sobre a córnea em direção ao centro da pupila e começa a afetar a visão.

Juliano comenta que alguns pacientes tiveram que buscar o medicamento em cidades vizinhas, sendo que o mesmo tem uso contínuo recomendado por 40 dias. Ele pede que essas questões sejam ajustados para os próximos mutirões.