Presidente do Legislativo Municipal analisa eleição do último domingo

Publicado em 10/10/2018 às 16:53 - Atualizado em 10/10/2018 às 16:53

Xaxim- A eleição do último domingo, 07 de outubro, ocorrida em todo o país foi uma surpresa para os brasileiros e mostrou o que a população espera dos próximos agentes públicos. A renovação esteve presente tanto na esfera federal quanto estadual, afirmou presidente do Legislativo Municipal, Agenor Junior Maier, ao enaltecer o assunto durante o uso da tribuna na reunião desta terça-feira.

Maier destacou que a velha política, partidos históricos têm perdido força e as pessoas estão escolhendo candidatos independente do partido e analisando as coligações feitas para a disputa do pleito. Mas, principalmente o povo está aprendendo a votar de forma consciente.

No Senado Federal, a renovação foi de 85%, sendo considerada, esta a eleição mais surpreendente da história. Das 54 vagas disputadas, 46 serão ocupadas por nomes novos, apenas ¼ dos que foram a reeleição, alcançaram o objetivo, sendo que para 60% dos senadores atuais, o mandato chegará ao fim em dezembro, comenta o presidente.

A renovação também esteve presente na Câmara Federal, algo que não ocorria há 20 anos. Para a próxima legislatura 243 deputados são novos, representando 47,37% e 251 candidatos conseguiram se reeleger totalizando 56,5%. Neste cenário, Maier observou também que o PSL (Partido Social Liberal), foi o partido que mais ganhou novos parlamentares, de apenas cinco deputados, pulou para 47 novos nomes, totalizando uma bancada com 52 parlamentares.

Em Santa Catarina, o percentual de renovação da Assembleia Legislativa foi de 55%.  Dos 40 deputados eleitos, 45% são candidatos reeleitos, e 55% novos, portanto 22 novos parlamentares, assumem a partir de 1 de janeiro de 2019. Neste pleito, o nível de votos que não foram válidos também foi alto. 16,31% se abstiveram de votar, 6,34% votaram em branco e 7,29% anularam o voto, totalizando 20% dos votos, inválidos.

Maier destacou que esta eleição o deixou muito animado, pois o eleitor está fazendo sua parte, analisando os candidatos, suas propostas, seu trabalho e votando em pessoas que realmente trabalham pelo povo. Ao mesmo tempo, o vereador disse que ficou triste que o Oeste perdeu alguns representantes da região, parceiros do município, por outro lado, nomes novos como Carolina de Toni (PSL), de Chapecó, surpreendeu a todos com a votação expressiva que fez e até mesmo, o candidato Ivo da Silveira pelo PSL, que também  se destacou na região, conquistando uma votação significativa, embora não se elegeu.

“Os partidos não representam mais como antigamente. As coligações não fazem mais tanto sentido. A população quer caras novas, pessoas diferentes, essa é a reflexão que deixo a todos”, encerrou Maier.