Vereadores apresentam sugestões para problemas de alagamento no centro de Xaxim

Publicado em 10/10/2018 às 15:56 - Atualizado em 10/10/2018 às 15:56

Xaxim- Foi apresentada e aprovada na reunião da última semana do Poder Legislativo Xaxinense, a indicação do vereador do PSD, Inácio Luiz Bracht, solicitando à administração municipal a ampliação da boca de lobo, na Rua 10 de novembro, em frente ao Posto Vicenzi. Ele sugere também que além desta, seja ampliado o tamanho das demais bocas de lobos localizadas nas áreas mais baixas da cidade ou construídas nas bocas de lobo em todos os locais de acumulo de água, para que haja melhor escoamento da água, em dias de chuva intensa.

Inácio destacou que esse pedido é antigo e precisa ser feito algo para ser resolvido o quanto antes para que o município não seja afetado quando da ocorrência de intensa chuva. O acumulo de água que ocorre nesses locais é propenso a situações de doenças, principalmente leptospirose, inundações de comércio e casas de moradia entre outros acidentes graves que podem ocorrer.

O vereador Agenor Junior Maier comentou que durante visita ao Ministério das Cidades, foram observados dois aspectos, um deles é que Xaxim está localizado em uma grande bacia hidrográfica e o outro é de que a água de todos os bairros é direcionada para o centro da cidade e a estrutura não suporte a vasão da água.

Para que essa situação seja resolvida de uma vez por todas, Maier esclarece que é preciso um projeto de abertura de galerias desde extensão do Posto do Cabo, descendo pela Giácomo Lunardi seguindo a rua principal e fazendo uma galeria no centro da cidade que suporte a demanda de água nos dias de chuva mais intensa. Contudo, o investimento é alto adianta o vereador, que também sugeriu que seja desviada a água dos bairros para outros locais para que não desemboque no centro e cause problemas na parte baixa da cidade.